EXEMPLOS DE DISSERTAÇÕES, PROJECTOS FINAIS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO 2º CICLO EM DESIGN INDUSTRIAL TECNOLÓGICO

2013/2014

 

Anastasiya Styebayeva

 

Apresenta um relatório de estágio (4,3Mb) que incide sobre o desenvolvimento de atividades de design e refinamento de produtos no ramo da robótica doméstica, numa organização do sector.

 

 

Ana Rita da Silva Vieira

 

Apresenta um relatório de projecto final (10Mb) que incide sobre o Bio-Design, propondo contribuições conceptuais e projectuais, com foco na bioluminescência e na energia limpa.

 

 

2012/2013

 

Filipa Marli Macedo Costa

 

Apresenta um relatório de estágio (5,7Mb) que versa sobre o desenvolvimento de atividades de desenvolvimento e produção de mobiliário sob encomenda, numa organização do sector, contemplando uma análise e propostas de solução aos problemas encontrados na organização anfitriã do estágio.

 

Tiago Emanuel Pinto Carrola

Apresenta uma dissertação (15Mb) que versa sobre a imagem e a manufatura do Queio Serra da Estrela DOP, pondo em evidência os pontos críticos dos processos analisados numa perspectiva discursiva e sistémica conduzindo a propostas de solução que também mostram as competências do autor.

 

Maria de Fátima Lanhoso Sepúlveda Rangel Machado Vieira

Apresenta uma dissertação (7,1Mb) que versa sobre o efeito da interacção em grupo no âmbito da ideação em design, e que ilustra também as competências da autora na dinamização de grupos para a criatividade em projecto tecnológico.

 

Diana Sofia Rodrigues Mouta Ferreira

Apresenta um relatório de estágio (8,3Mb) que versa sobre o desenvolvimento de atividades de projecto de mobiliário e de refinamento, no âmbito de contract design, numa organização do sector, englobando ainda uma análise a algumas ineficiências encontradas na organização anfitriã e a apresentação de algumas propostas de solução.

 

2011/2012

 

Liliana Pamela S. L. Azevedo

Apresenta uma dissertação (5,8Mb) que versa sobre as condições ergonómicas e o projecto dos ambientes escolares incluindo uma extensa perspectiva histórica e projecto.

 

João Paulo Bastos Silva Aguiar Coelho

Apresenta um relatório de projecto final (6,5Mb) que desenvolve a prossecução de um conjunto de projectos de produto e equipamento que ilustram as aptidões deste designer industrial tecnológico.

 

2010/2011

 

Inalda Araci do Livramento Lopes Mota Rodrigues

Apresenta uma dissertação (2,3Mb) abordando várias perspectivas de integração dos designers industriais no mercado de trabalho. Encontram-se em preparação publicações científicas elaboradas a partir dos trabalhos desenvolvidos nesta dissertação.

 

Sónia Agosto Fernandes

Apresenta uma dissertação (2,5Mb) abordando o design de brinquedos com ênfase em aspectos de desenvolvimento da criança, e em questões de sustentabilidade ambiental. Encontram-se em preparação publicações científicas elaboradas a partir dos trabalhos desenvolvidos nesta dissertação.

 

2009/2010

 

Carlos Alberto Macedo Versos

Estudante de elevado mérito, agraciado com prémios de mérito ao longo do seu percurso universitário, apresenta uma dissertação (4,5Mb) que veio a obter a pontuação máxima subordinada ao tema do projecto biónico em design industrial, desenvolvendo uma nova metodologia e testando-a em dois casos de design do produto original. Este trabalho deu origem a várias publicações em conferências, livros e em revistas internacionais.

 

Vanessa Duarte Cruz

A sua dissertação (14,5Mb) insere-se no tema da concepção de ajudas técnicas no âmbito da reabilitação fisiátrica. Encontram-se em preparação publicações científicas elaboradas a partir dos trabalhos desenvolvidos nesta dissertação.

 

Filipe André Alves Corda

A sua dissertação (4,7Mb) insere-se no tema da influência da tecnologia na forma de produtos. Este trabalho deu origem a várias publicações em conferências e em livros internacionais.

 

Ana Sofia da Cunha e Silva

A sua dissertação (3Mb) insere-se no tema da transposição para o design de produto de traços culturais portugueses e lusófonos. A Biblioteca Digital Camões, distinguiu o trabalho produzido por esta Mestre Designer em Design Industrial Tecnológico, publicando-o em linha. Este trabalho deu origem a várias publicações em conferências, livros e em revistas internacionais.

 

Carla Sofia de Matos Simão

A sua dissertação (4,9Mb) insere-se no tema do levantamento da identidade portuguesa e lusófona na produção de design existente. Este trabalho deu origem a várias publicações em conferências, livros e em revistas internacionais.

 

André Rodrigues Ferreira

A sua dissertação (4,5Mb) insere-se no tema do desenvolvimento de produtos tecnológicos usando resíduos de extracção mineira. Encontram-se em preparação publicações científicas elaboradas a partir dos trabalhos desenvolvidos nesta dissertação.

 

2008/2009

 

André Magalhães Sá Camboa

Depois de um percurso de sucesso por duas empresas (mobiliário e sistemas industriais) como designer industrial, é estudante de doutoramento de elevado mérito do programa MIT-Portugal (leaders for technical industries).

A sua dissertação (8,5Mb), centra-se no desenvolvimento de uma solução de mobilidade sustentável pessoal e deu origem a várias publicações em conferências e em revistas internacionais da especialidade (International Journal of Electric and Hybrid Vehicles, International Review of Mechanical Engineering).

 

João Filipe Dias Figueiredo

Ingressou como designer industrial no programa governamental  Inov-Contacto após a conclusão dos seus estudos de mestrado. No final do estágio em Barcelona foi contratado como designer responsável pela gestão de uma das linhas de produtos de uma multinacional. É estudante de doutoramento do programa MIT-Portugal.

A sua dissertação (1,5Mb) foca-se nas relações entre o design industrial e a semiótica, bem como em outras incursões à significação nos objectos de design industrial. Deu origem a publicações em conferência da especialidade bem como a um artigo de revista (Design Principles and Practice: An International Journal)

 

2007/2008

 

José Miguel Lopes Gateira

Apresenta uma dissertação (2,3Mb) abordando várias perspectivas sobre o mobiliário, em particular a cadeira, focando aspectos históricos de natureza da sua forma, concepção e processos de união. Na dissertação confluem actividades de diversa natureza incluindo o projecto e a experimentação laboratorial, para além da simulação de resistência em suporte computacional.

 

 

Loading

voltar